A Fundação Nossa Senhora da Esperança (FNSE), é uma instituição particular de solidariedade social, de inspiração cristã e de âmbito Nacional, que tem por objectivo promover actividades assistências nos campos de tiflologia e da terceira idade. (regulamento interno).
A instituição encontra-se sedeada em Castelo de Vide e actualmente funciona como Lar da terceira idade com o nome de Lar João Gonçalves Palmeiro Novo, que dispõem ainda, de uma resposta atípica que consiste num serviço de apoio nocturno intitulado "Guias".
No sentido de perceber a importância deste tipo de instituições no concelho de Castelo de Vide, é de salientar que o concelho tem como característica social o envelhecimento populacional, que se verifica devido ao aumento da população com mais de 65 anos a que se liga o aumento da esperança média de vida, a migração positiva em idade de reforma, migração negativa em idade activa e, também, por uma quebra da taxa de natalidade, o que apresenta implicações na não renovação de gerações.
O envelhecimento da população deve ser considerado uma prioridade da política de desenvolvimento do concelho, sendo por isso, fundamental a existência de instituições como a FNSE.
A FNSE visa a promoção da qualidade de vida dos seus utentes/clientes, acolhendo idosos ou outros em que a situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não lhes permita a permanência no seu meio habitual de vida. A admissão contempla pessoas do sexo masculino, sexo feminino e/ou casais, temporária ou permanentemente, procurando proporcionar-lhes um ambiente de convívio e de participação, gerador de bem-estar pessoal, social e familiar.
Sendo a qualidade de vida dos utentes/clientes uma prioridade da FNSE, esta dispõe de um vasta equipa de colaboradores, com o objectivo de fazer face às necessidades dos que usufruem dos seus serviços. A equipa, neste momento, é composta por: uma Directora Técnica, uma Assistente Social, uma Fisioterapeuta, três enfermeiros, uma Animadora, uma Chefe de Secção, duas Escriturárias, dezassete Ajudantes de Acção Directa, três Encarregados de Serviços Gerais, três Cozinheiras, duas Ajudantes de Cozinha, uma Ajudante de Enfermagem, dois Vigilantes e seis Auxiliares de Serviços Gerais.
O Lar João Gonçalves Palmeiro Novo tem capacidade para 66 utentes/clientes com acordo de cooperação com a Segurança Social e 11 utentes/clientes em extra acordo o que faz um total de 78 utentes/clientes.