A Fundação Nossa Senhora da Esperança conforme o previsto no art. 3º dos seus Estatutos "desenvolve igualmente a sua actuação nas áreas da Formação, Qualificação Avançada e Cultural".
Deste modo, a Fundação deu inicio à recuperação do Edifício do antigo Convento de S. Francisco para reutilização da Igreja e espaços anexos, e o destino do conjunto será sempre compatível com este princípio.
Com o processo de recuperação da Igreja de Nª. Srª. da Esperança, adaptando-a em auditório de valências múltiplas e com o intuito de disponibilizar um espaço com condições para a realização de seminários, conferências, colóquios ou concertos, pretende-se também que a Igreja se disponibilize como espaço aberto a actividades de carácter cultural ou de lazer, a realizar em Castelo de Vide.
Para este fim, no dia 31 de Maio de 2007, foi assinado na sede da Fundação Nossa Senhora da Esperança em Castelo de Vide, um Protocolo de Colaboração, entre o Reitor da Universidade de Évora e o Conselho de Administração da FNSE, com o propósito de criar naquelas instalações, um Centro de Formação Avançada Internacional. O âmbito do protocolo permite ainda, dinamizar no espaço referido, Seminários, Conferências e outros eventos de âmbito pedagógico e cultural uma vez que a Universidade de Évora, (UE), possui experiência e conhecimento adquirido através de sucessivos projectos de investigação aplicados a várias escalas; europeia, nacional, regional e local.
Pela sua importância na estratégia de desenvolvimento científico e cultural desta região, é de todo o Interesse da Fundação continuar a trabalhar no sentido de se poder dinamizar Sessões de Formação, Cursos Livres, Cursos de Formação Avançada, Investigação Científica (Social) e Projectos de Observatório abertos à Comunidade (algumas destas actividades foram já materializadas nas dependências do Convento de S. Francisco durante os últimos tempos).
Estas actividades serão alargadas a outras instituições universitárias, nomeadamente com a Universidade de Cáceres, através da Fundación Academia Europea de Yuste, com quem a Fundação N. Srª. da Esperança actualmente estabelece um Acordo de Cooperação.